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Talvez essa seja a pergunta que todo mundo que tem uma empresa de serviço ou é profissional liberal se pergunta.

Você já deve ter visto pessoas próximas a você bombando na internet, com a agenda lotada e ganhando muito dinheiro. Assim como você também conhece muito mais negócios que estão indo cada vez pior.

Qual seria o segredo dos negócios que tem sucesso na internet?

Será que existe uma fórmula mágica pra isso ou é pura sorte?

Se você quiser tirar uma dúvida mais específica do seu segmento, chama aí no botão vermelho no canto inferior esquerdo ou preenche o formulário da consultoria gratuita que estou oferecendo (por enquanto) pra que eu tire sua dúvida pessoalmente.

Dito isto, vamos direto para o conteúdo.

O modelo que sempre funcionou

Quando a gente vai falar sobre comunicação, existem 3 elementos básicos: O emissor, o receptor e a mensagem.

O emissor transmite alguma mensagem para o receptor, que pode entender ou não a sua mensagem.

Nesse caso, pode ter acontecido um ruido na comunicação que o receptor não compreendeu muito bem a mensagem.

Entendido isso, saiba que toda comunicação gera (ou deveria gerar) uma ação do receptor. Essa ação pode ser positiva ou negativa, de acordo com a mensagem e o nível de ruído.

Chega de teoria da comunicação, vamos falar de marketing.

Um dos processos (ou conceito) que melhor compreende o comportamento de compra do consumidor é o método AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Para você fazer com que qualquer pessoa tome uma ação, é necessário que na sua comunicação você utilize essa estrutura.

Ela pode ser utilizada em diversos momentos da sua abordagem. Seja ela por carta, e-mail, presencial, por vídeo, numa página de vendas, numa postagem em redes sociais, num anúncio do facebook, na conquista da pessoa amada,  dentre tantos outros locais.

Esse método se destaca muito pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela poderoso resultado que ela pode trazer.

Deixa eu explicar cada ponto pra você.

Atenção

A primeira coisa que você precisa fazer é chamar a atenção do seu interlocutor. Será que é preciso colocar uma melancia na cabeça?

Você pode chamar atenção através dos 5 sentidos: Tato, visão, audição, olfato e paladar.

Você pode tocar na pessoa que não está te vendo, dar um beliscão, puxar o cabelo (não façam isso, sério!!!) dentre tantas outras formas de usar o tato para chamar a atenção da pessoa.

Você pode usar uma luz forte, colocar painel de LED nas avenidas, colocar um palhaço na frente da loja. use sempre o que for inusitado e contrastante para atrair a visão para o que você quer destacar. Em sites você pode usar um botão com uma cor contrastante para atrair o olhar do seu visitante.

Você pode colocar uma caixa de som na frente da sua loja, passar um carro de som na rua, gritar para chamar uma pessoa. Você já deve ter visto algum site que começam a tocar uma musica do nada, geralmente é um estilo que você não gosta. Nesse caso, a estratégia da audição não foi utilizada da melhor maneira. Não é recomendado colocar esse tipo de função no seu site, esqueça.

Você pode borrifar perfume na frente da sua loja de perfumes, pode usar um aromatizador no seu ambiente.

O que mais chama atenção nesse caso é passar por algum restaurante na hora do almoço.

Tudo o que mais chama atenção é o aroma do local, você já vira logo o pescoço pra saber de onde vem.

Você pode… não consegui pensar em nada que chamasse atenção pelo paladar kkk (se você lembrar de algum, deixa aqui nos comentários).

Deu pra entender através desses casos como você pode chamar atenção do seu cliente. Na internet, é muito comum você chamar atenção através da visão e audição.

Em outro artigo podemos aprofundar mais nesse tema de Atenção.

Aproveitando esse momento, se você não quiser perder nenhum artigo que serão lançados, assina a nossa newsletter pra receber em primeira mão os conteúdos do blog (clique aqui para assinar a newsletter).

Interesse

Na segunda fase, você precisa despertar o interesse do seu interlocutor. Preste muita atenção que eu falei DESPERTAR o interesse. Você precisa falar o que o seu interlocutor já quer ouvir.

Nesse caso, se você conhece profundamente a outra pessoa, fale coisas que ela já saiba e coisas que ela gostaria de ouvir para que ela possa te dar mais um pouquinho de atenção e continuar recebendo a mensagem.

Você só vai vender se conseguir manter a pessoa interessada no que você tem a dizer, senão você perde a atenção e tudo vai por água abaixo.

Desejo

A terceira etapa é criar o desejo no seu interlocutor. Você já passou pelas 2 etapas sem nenhum problema, mas até o momento ele não tá preparado para fazer o que você quer.

É aí que entra a criação do desejo. O desejo nada mais é do que a promessa irresistível que você pode oferecer. Aquilo que ele sonha e que você pode ajudá-lo a realizar. Resultados extraordinários também despertam o desejo para alcançar a mesma coisa.

Aqui é preciso ter muita calma pra não passar do ponto e fugir da ética e da moral para não ludibriar o seu interlocutor. Prometa sempre o que poderá cumprir.

Ação

E por fim, a tomada de uma ação pelo interlocutor. Essa fase não é tão fácil quanto parece.

Você já deixou a pessoa desejando o seu serviço, mas se você não conduziu o interlocutor a tomar uma ação, ele nunca vai agir.

Sempre use um comando no final da sua comunicação. Isso vai direcionar o passo que seu interlocutor vai dar para fazer uma compra, solicitar uma reunião ou orçamento.

Seguindo essa estrutura padrão em toda sua comunicação na internet, você tem muito mais chance de colher resultados diferentes no seu negócio.

Agora que você já chegou até aqui, preciso fazer jus ao conteúdo que escrevi e pedir novamente que você tome uma ação quanto ao seu negócio.

Se você tá cansado de tentar fazer marketing digital e não ver resultados, vamos conversar individualmente sobre o seu negócio que eu tenho vário insigths legais para você aplicar no seu negócio. E o melhor, gratuitamente. Vai lá!

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Se você gostou desse artigo comenta aí embaixo como você vai aplicar no seu negócio essa estrutura.

Abraço, até o próximo conteúdo sobre Marketing e Vendas.

 

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